Banner General

A Iguatemi S.A. é uma das principais empresas full service do setor de shopping centers no Brasil, com atuação em todas as etapas do negócio — da concepção ao desenvolvimento e à gestão de shoppings, outlets e projetos de uso misto com torres comerciais.

Hoje, a companhia tem participação em 15 Shoppings, 2 Premium Outlets e 4 torres comerciais, somando 753 mil m² de ABL total, sendo 481 mil m² de ABL própria. Está presente na administração de todos os seus empreendimentos, reforçando seu modelo de gestão integrada.

Com ações listadas no Novo Mercado da B3 [IGTA3] e parte do índice Ibovespa, a Iguatemi é referência no setor, unindo solidez, inovação e visão de longo prazo.

0

Shoppings Centers

0

Premium Outlets

0

Torres Comerciais

0 mil m²

de ABL própria

0.860

Lojas ativas nos empreendimentos

0 M

Clientes por mês

R$21,2 B

Vendas anuais em 2024

+12,1%

2024 vs 2023

Marca

Referência nacional em sofisticação, consistência e inovação, a marca Iguatemi se consolidou como símbolo de excelência em gestão, experiência e parcerias — especialmente no universo da moda.

Curiosidade:

Iguatemi é um nome indígena que, além de nomear um Rio no Paraná, significa rio ondulante ou lagoa esverdeada. Há ainda outras interpretações que dizem que Iguatemi seria resultado da aglutinação: y, água; guá, vivente d´água; tée, verdadeiro, mi, sufixo que representa “motivo de carinho”. Assim, Iguatemi significaria “ser vivente d’água que é motivo de carinho”. Não deixa de ser curioso que esse nome tão antigo, anterior à descoberta do Brasil, seja hoje sinônimo de pioneirismo, inovação e cosmopolitismo.

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

Pioneira desde o início, a companhia lançou o primeiro shopping center do Brasil e, desde então, não parou de inovar. Alguns marcos que mostram essa trajetória:

- Criou o conceito de praça de alimentação no país.

- Trouxe serviços inéditos como concierge, personal shopper, valet parking e reserva de poltrona no cinema.

- Saiu na frente em práticas sustentáveis e uso consciente de recursos.

- Foi a primeira do setor a abrir capital e a estrear no Novo Mercado da B3, seguindo os mais altos padrões de governança.

- Incorporou o conceito de green buildings nos novos projetos.

- É referência em tendências — da moda à gestão de shoppings.

- Investe na formação de talentos com a Academia Iguatemi, voltada ao desenvolvimento de seus profissionais.

- Apoia comunidades, promove inclusão e contribui ativamente para o crescimento das cidades onde está presente.

- Incentiva a cultura por meio de iniciativas em arte, música, fotografia, design e tecnologia, além de parcerias estratégicas como a SPFW e o WGSN.

-

Imagem 1
Imagem 2

Essa lista continua, porque inovação, para a Iguatemi, é rotina. Novos projetos estão em desenvolvimento, outros estão sendo desenhados. O que move a companhia é a busca constante por superar desafios e elevar o padrão da experiência de consumo.

É essa mentalidade de vanguarda que faz da Iguatemi uma marca em permanente evolução e que nos mantém sempre à frente.

Sobre o Grupo

O Grupo Jereissati atua como holding e tem suas principais receitas provenientes da prestação de serviços, da distribuição de dividendos e da equivalência patrimonial de seus investimentos. Seu principal foco está no setor de shopping centers, por meio da participação na Iguatemi S.A., que é o carro-chefe do grupo.

Missão

Surpreender e encantar as pessoas, proporcionando experiências de consumo e entretenimento únicas, memoráveis e conscientes. 

VISÃO

Sermos reconhecidos no mundo por ter os melhores e mais admirados shoppings e empreendimentos nos mercados em que atuamos.

VALORES

  1. UAU! Excelência, qualidade nos detalhes e encantamento.
  2. Paixão pelas diversas pessoas e por nossos negócios.
  3. Somos obstinados por resultados sustentáveis.
  4. Pensamos como dono, arregaçamos a manga e suamos a camisa.
  5. Sabemos onde queremos chegar, planejamos e alcançamos nossos objetivos.
  6. Sonhamos com o impossível e chegamos lá, inovando sempre.
  7. Geramos impacto positivo em nosso ecossistema.

1966

1966

Inauguração do Iguatemi São Paulo por Alfredo Matias, idealizador do empreendimento.

1979

1979

Fundação da Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. após a aquisição de todos os ativos da construtora Alfredo Matias S.A., que incluíam participação no Iguatemi São Paulo.

1980

1980

Inauguração do Iguatemi Campinas, o primeiro shopping do interior do país

1983

1983

Inauguração do Iguatemi Porto Alegre, o primeiro empreendimento da companhia na região Sul do Brasil.

1989

1989

Chegada das primeiras marcas de luxo internacionais no Iguatemi São Paulo, Giorgio Armani e Louis Vuitton.

1991

1991

Inauguração do Shopping Praia de Belas, na cidade de Porto Alegre.

1995

1995

Inauguração do Market Place em São Paulo, o primeiro empreendimento imobiliário de uso misto, com shopping e torres comerciais.

2007

2007

IPO da Companhia sendo a primeira do setor a ser listada no Brasil, captados 550MM. Compra do Shopping Center Galleria em Campinas e do Esplanada Shopping Center em Sorocaba.

2009

2009

Início da operação de i-RETAIL com a inauguração da operação da marca Louboutin no Iguatemi São Paulo. 1º Follow-on, captando 410MM.

2010

2010

Inauguração do Iguatemi Brasília.

2011

2011

Inauguração do Iguatemi Alphaville em São Paulo.

2012

2012

Inauguração do JK Iguatemi em São Paulo.

2013

2013

Aquisição de 41% de participação no I Fashion Outlet Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Inauguração do Iguatemi Ribeirão Preto. Inauguração do Iguatemi Esplanada em Sorocaba. 2° Follow-on, captando 425MM

2014

2014

Inauguração do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto.

2015

2015

Expansão do Iguatemi Campinas e Iguatemi São Paulo. Aquisição de participação no Shopping Pátio Higienópolis.

2016

2016

Expansão do Iguatemi Porto Alegre e inauguração de sua nova torre comercial.

2018

2018

Inauguração do Fashion Outlet Santa Catarina.

2019

2019

Relançamento do programa de relacionamento Iguatemi One, e lançamento do Iguatemi 365, marketplace da Iguatemi. Aquisição de participação Iguatemi Esplanada e Praia de Belas.

2020

2020

Aquisição de participação indireta Iguatemi Porto Alegre.

2021

2021

Reorganização societária da estrutura da companhia, incorporando as ações da Iguatemi Empresa de Shoppings Centers S.A. (IGTA3) na Jereissati Participações S.A. (JPSA3), resultando na criação da Iguatemi S.A. (IGTI11).

2022

2022

Inauguração da Torre Sky Galleria, um complexo multiuso em Campinas. Aquisição de 23% da Etiqueta Única. Aquisição 36% do JK Iguatemi 3º Follow-on, captando 720 MM.

2023

2023

Aprovação do projeto Casa Figueira Lançamento do 1º relatório de Sustentabilidade

2024

2024

Compra Iguatemi Fashion Outlet Novo Hamburgo (IFONH). Ingresso na carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3. Início da parceria com a BB Asset e IPO do fundo BBIG11, captando R$ 1 Bilhão. Aquisição do Shopping Rio Sul em conjunto com o fundo BBIG11.

2025

2025

Concluída a maior transação de M&A do setor de shoppings, a compra de 11,5% do Shopping Pátio Paulista e o aumento da participação no Shopping Pátio Higienópolis para 29%.

Outlets

A Iguatemi reforça sua estratégia de diversificação de negócios com a operação de dois Premium Outlets localizados na região Sul do Brasil — o I Fashion Outlet Novo Hamburgo (RS) e o I Fashion Outlet Santa Catarina (SC).

Esses empreendimentos ampliam a presença da marca no segmento de compras com foco em marcas premium, oferecendo experiências diferenciadas de consumo. Voltados para o público das classes A e B, os outlets estão
situados em regiões estratégicas e contribuem para o fortalecimento da presença da Iguatemi em diferentes mercados do país.

Torres Comerciais

A Iguatemi também atua na área de gestão imobiliária, desenvolvendo projetos que incluem torres residenciais, hotéis e complexos de uso misto — entre eles,
quatro torres comerciais. Essas torres fazem parte da estratégia de adensamento e valorização dos entornos dos shoppings, integrando serviços, escritórios e experiências urbanas de alto padrão. A gestão é conduzida com
foco em excelência operacional, relacionamento com condôminos e sustentabilidade financeira, por meio de pilares como operações, pessoas, atendimento e estratégia.

O IGUATEMI 365, e-commerce da Iguatemi S.A., foi idealizado com a proposta de oferecer aos clientes uma plataforma de vendas online com a excelência e curadoria da marca Iguatemi, 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano para todo o Brasil.

Com mais de 350 marcas nacionais e internacionais, a operação nasceu conectada ao espaço físico para a entrega de uma experiência multicanal, aproveitando a estrutura das lojas dos shoppings, integrando os estoques e respeitando a precificação dos lojistas.

Iguatemi  365

Uma nova centralidade nasce no coração de Campinas. Um bairro único, aberto e com 1 milhão de m², integrado ao maior shopping do grupo Iguatemi S. A., o Shopping Iguatemi Campinas.

O Bairro Casa Figueira será o complexo de uso misto mais exclusivo do interior de São Paulo. Por meio do conceito de sinergia de usos, possibilitará trabalhar, morar, se exercitar, estudar, se divertir e muito mais em um mesmo lugar.

Imagem 1
Imagem 2

Os espaços Casa Jereissati, Casa Higienópolis e Apartamento JK compõem o portfólio de espaços exclusivos da Iguatemi, criados e preservados com o propósito de oferecer experiências sofisticadas e acolhedoras. Cada ambiente foi cuidadosamente pensado para refletir os pilares da marca — elegância, hospitalidade e excelência — e proporcionar encontros que vão além do convencional.

Espaços/Residences

Com capacidade para 258 pessoas, o Teatro Iguatemi foi projetado para receber espetáculos nos mais diversos formatos — de peças teatrais e musicais a apresentações culturais e eventos corporativos. A infraestrutura inclui chapelaria, estacionamento, bombonière e acessibilidade, garantindo conforto, segurança e inclusão para todos os públicos.

Teatro Iguatemi

O Iguatemi Brasília inicia a maior expansão de sua história, consolidando-se ainda mais como referência em moda, gastronomia, entretenimento e lazer na região Centro-Oeste.

O projeto prevê um aumento de quase 50% em sua Área
Bruta Locável (ABL), reforçando o posicionamento do shopping como porta de entrada para grandes marcas nacionais e internacionais. A nova fase trará um open mall com skylight, espaços de convivência integrados à natureza, novas lojas, restaurantes e áreas para eventos e experiências exclusivas.

Imagem 1
Imagem 2